PROBLEMAS COMUNS

COMO ENSINAR O PET A FAZER O XIXI NO LOCAL CORRETO

por Alexandre Rossi
|
|
Compartilhe:

Uma queixa frequente dos donos de animais de estimação é que, embora eles se esforcem, não conseguem ensinar o cão a fazer o xixi no local escolhido para ser o banheiro. Quem sofre com isso é o sofá, a perna da cadeira ou aquele tapete felpudo da sala.

O primeiro passo para a mudança desse comportamento é escolher o local do banheirinho do pet. Uma dica é não colocá-lo próximo ao lugar em que ele dorme ou se alimenta – prefira, por exemplo, o lado oposto aos potinhos de água e ração.

Outro cuidado que a gente deve ter é o de criar um ambiente agradável para ele. Use um material que seja absorvente, como um tapete higiênico, porque os cachorros gostam de fazer xixi em locais que absorvam o líquido.

Treinamento

Um treino que é muito eficiente para ensinar o cachorro a fazer xixi no local certo é pegá-lo sempre que você achar que existe a chance de ele fazer as necessidades, e levá-lo para o banheiro.

Você pode permanecer com ele lá e, assim que ele fizer as necessidades, você o elogia e recompensa com algo que ele goste muito. Repita esse processo algumas vezes, sempre com cuidado, carinho e paciência. Se ele errar, nada de broncas! Isso pode fazer com que o cão entenda que o errado é o ato de fazer xixi (especialmente na frente de alguém) e gerar mais problemas.

Insista no treino como mencionado acima! Com o tempo, toda a vez que ele sentir vontade de fazer as necessidades, ele irá para esse local, já que associará o ato de fazer xixi naquele lugar com elogios, atenção e recompensa.

Encontre por tipo de Mídia:


SE VOCÊ É UM DONO: FESTEIRO

FESTAS

Mantém a casa sempre movimentada? A melhor saída é buscar cães de companhia, mais tranquilos e menos territorialistas, como o golden retriever, o labrador, o spitz alemão, o maltês, o shih tzu, o west highland white terrier e o lhasa apso.

CÃES

Os nossos amigos de quatro patas estão sempre se comunicando, por meio de linguagem corporal ou vocalização (latidos, uivos).

SE VOCÊ É UM DONO: COM CRIANÇAS

O mais recomendado é buscar cães dóceis e de grande porte, que aguentem brincadeiras mais brutas, como o bull terrier, por exemplo, que é um cachorro forte, mas extremamente dócil com crianças.

SE VOCÊ É UM DONO: MAL-HUMORADO

Os mais indicados são aqueles que gostam de carinho, mas depois voltam para o cantinho deles, tudo sem excessos.

SE VOCÊ É UM DONO: AVENTUREIRO

AVENTUREIRO

Algumas raças indicadas são o border collie, o beagle, o labrador e o golden retriever.

SE VOCÊ É UM DONO: AGITADO

AGITADO

Vale procurar raças mais independentes, como o akita, o husky siberiano, o chow-chow e o pug.

SE VOCÊ É UM DONO: CARENTE

CARENTE

o labrador, cocker e o yorkshire adoram um cafuné e trocam tudo para deitar nos pés de seus tutores.