PROBLEMAS COMUNS

COMO ENSINAR O PET A FAZER O XIXI NO LOCAL CORRETO

por Alexandre Rossi
|
|
Compartilhe:

Uma queixa frequente dos donos de animais de estimação é que, embora eles se esforcem, não conseguem ensinar o cão a fazer o xixi no local escolhido para ser o banheiro. Quem sofre com isso é o sofá, a perna da cadeira ou aquele tapete felpudo da sala.

O primeiro passo para a mudança desse comportamento é escolher o local do banheirinho do pet. Uma dica é não colocá-lo próximo ao lugar em que ele dorme ou se alimenta – prefira, por exemplo, o lado oposto aos potinhos de água e ração.

Outro cuidado que a gente deve ter é o de criar um ambiente agradável para ele. Use um material que seja absorvente, como um tapete higiênico, porque os cachorros gostam de fazer xixi em locais que absorvam o líquido.

Treinamento

Um treino que é muito eficiente para ensinar o cachorro a fazer xixi no local certo é pegá-lo sempre que você achar que existe a chance de ele fazer as necessidades, e levá-lo para o banheiro.

Você pode permanecer com ele lá e, assim que ele fizer as necessidades, você o elogia e recompensa com algo que ele goste muito. Repita esse processo algumas vezes, sempre com cuidado, carinho e paciência. Se ele errar, nada de broncas! Isso pode fazer com que o cão entenda que o errado é o ato de fazer xixi (especialmente na frente de alguém) e gerar mais problemas.

Insista no treino como mencionado acima! Com o tempo, toda a vez que ele sentir vontade de fazer as necessidades, ele irá para esse local, já que associará o ato de fazer xixi naquele lugar com elogios, atenção e recompensa.

Encontre por tipo de Mídia:


SE VOCÊ É UM DONO: FESTEIRO

FESTAS

Mantém a casa sempre movimentada? A melhor saída é buscar cães de companhia, mais tranquilos e menos territorialistas, como o golden retriever, o labrador, o spitz alemão, o maltês, o shih tzu, o west highland white terrier e o lhasa apso.

CÃES

Os nossos amigos de quatro patas estão sempre se comunicando, por meio de linguagem corporal ou vocalização (latidos, uivos).

Crianças e cachorros, uma parceria que dá certo

O tema foi discutido no programa Pet na Pan, apresentado por Alexandre Rossi na rádio Jovem Pan.

Pet na Pan aborda adoção de animais com pelagem escura

Esses pets serão tão carinhosos quanto qualquer outro animal.

Os cuidados com o pet cabem no seu bolso?

Saiba como se organizar para proporcionar saúde e bem-estar para o melhor amigo.

Pet na Pan: Terapia Assistida por Animais e seus benefícios

No programa Pet Na Pan, transmitido pela rádio Jovem Pan no dia 25 de fevereiro, Alexandre Rossi recebeu Rinaldo Digilio, autor do projeto que autoriza a visita de animais em hospitais, e Silvana Prado, fundadora da ONG Patas Therapeutas, que discuti

SE VOCÊ É UM DONO: AVENTUREIRO

AVENTUREIRO

Algumas raças indicadas são o border collie, o beagle, o labrador e o golden retriever.

SE VOCÊ É UM DONO: AGITADO

AGITADO

Vale procurar raças mais independentes, como o akita, o husky siberiano, o chow-chow e o pug.

SE VOCÊ É UM DONO: CARENTE

CARENTE

o labrador, cocker e o yorkshire adoram um cafuné e trocam tudo para deitar nos pés de seus tutores.