#drpet#alexandrerossi#comportamentoanimal#cachorro
Seu cachorro se parece com você? Apesar de parecer engraçado, nem sempre isso é algo bacana, pois o seu cão pode se parecer com você não só na aparência e na personalidade, mas também no estado emocional.
Um estudo recente da Universidade do estado do Michigan concluiu que é possível que os cães desenvolvam traços de personalidade parecidos com os de seus tutores! E um outro estudo recente, publicado na revista científica “Plos One”, também apontou que os cães são capazes de identificar o estresse do tutor por meio do cheiro. Impressionante, né?!
Isso acontece porque o nariz dos cães é muito sensível, sendo capaz de identificar diversos odores. Tanto é que os cães são usados em tarefas, como: rastreamento de explosivos e drogas, alterações corporais que indicam doenças como a diabetes, câncer e até a Covid-19.
Nós, humanos, soltamos cheiros diferentes por meio do suor e da respiração quando estamos estressados ou ansiosos, e os cães conseguem identificar isso e, muitas vezes, espelham essas emoções. Por isso, é importante que a gente tome cuidado com o que estamos transmitindo aos nossos cães. Afinal, como você quer um cão mais calmo se você está sempre agitado ou ansioso?!
Minha dica é: se você está num momento de muito estresse, evite interagir com o pet até se acalmar um pouco.