CÃES

CÃES IDOSOS PODEM SER ADESTRADOS?

por Alexandre Rossi
|
|
Compartilhe:

Existe um mito que ronda os animais mais maduros: será que adianta adestrá-los? Será que eles ainda conseguem aprender alguma coisa? Com certeza! A capacidade de aprendizagem deles pode surpreender muita gente!

Claro que, comparado a um filhote, ele terá mais dificuldade. Isso porque alguns hábitos e comportamentos já estão enraizados nele, às vezes, anos a fio. Mas nada que um pouco de motivação de ambos, pet e dono, e reforço positivo – ou seja, usar recompensas que ele goste bastante para recompensar comportamentos desejados -, não resolvam!

Antes de iniciar as aulas de adestramento, é aconselhável levar o pet ao veterinário de confiança, para verificar como anda a saúde dele. Conhecendo as eventuais limitações do peludo, o adestrador terá melhores condições de traçar o treinamento mais adequado para ele.

É importante reforçar que o adestramento, além de contribuir para a melhora da comunicação entre o pet e a família, tornando a convivência entre ambos mais equilibrada, será um estímulo e tanto para esses bichinhos mais experientes. Eles terão estímulos físicos e mentais durante as aulas, que poderão ser estendidos pelos donos durante a convivência diária com o pet.

É preciso ter em mente que, quando o assunto é adestramento de cães idosos, as palavras-chave são paciência e dedicação! Com carinho e persistência, você não apenas melhorará a convivência com o bichinho, como aumentará a qualidade de vida dele.

Encontre por tipo de Mídia:


SE VOCÊ É UM DONO: FESTEIRO

FESTAS

Mantém a casa sempre movimentada? A melhor saída é buscar cães de companhia, mais tranquilos e menos territorialistas, como o golden retriever, o labrador, o spitz alemão, o maltês, o shih tzu, o west highland white terrier e o lhasa apso.

CÃES

Os nossos amigos de quatro patas estão sempre se comunicando, por meio de linguagem corporal ou vocalização (latidos, uivos).

Crianças e cachorros, uma parceria que dá certo

O tema foi discutido no programa Pet na Pan, apresentado por Alexandre Rossi na rádio Jovem Pan.

Pet na Pan aborda adoção de animais com pelagem escura

Esses pets serão tão carinhosos quanto qualquer outro animal.

Os cuidados com o pet cabem no seu bolso?

Saiba como se organizar para proporcionar saúde e bem-estar para o melhor amigo.

Pet na Pan: Terapia Assistida por Animais e seus benefícios

No programa Pet Na Pan, transmitido pela rádio Jovem Pan no dia 25 de fevereiro, Alexandre Rossi recebeu Rinaldo Digilio, autor do projeto que autoriza a visita de animais em hospitais, e Silvana Prado, fundadora da ONG Patas Therapeutas, que discuti

SE VOCÊ É UM DONO: AVENTUREIRO

AVENTUREIRO

Algumas raças indicadas são o border collie, o beagle, o labrador e o golden retriever.

SE VOCÊ É UM DONO: AGITADO

AGITADO

Vale procurar raças mais independentes, como o akita, o husky siberiano, o chow-chow e o pug.

SE VOCÊ É UM DONO: CARENTE

CARENTE

o labrador, cocker e o yorkshire adoram um cafuné e trocam tudo para deitar nos pés de seus tutores.