CÃES

CÃES IDOSOS PODEM SER ADESTRADOS?

por Alexandre Rossi
|
|
Compartilhe:

Existe um mito que ronda os animais mais maduros: será que adianta adestrá-los? Será que eles ainda conseguem aprender alguma coisa? Com certeza! A capacidade de aprendizagem deles pode surpreender muita gente!

Claro que, comparado a um filhote, ele terá mais dificuldade. Isso porque alguns hábitos e comportamentos já estão enraizados nele, às vezes, anos a fio. Mas nada que um pouco de motivação de ambos, pet e dono, e reforço positivo – ou seja, usar recompensas que ele goste bastante para recompensar comportamentos desejados -, não resolvam!

Antes de iniciar as aulas de adestramento, é aconselhável levar o pet ao veterinário de confiança, para verificar como anda a saúde dele. Conhecendo as eventuais limitações do peludo, o adestrador terá melhores condições de traçar o treinamento mais adequado para ele.

É importante reforçar que o adestramento, além de contribuir para a melhora da comunicação entre o pet e a família, tornando a convivência entre ambos mais equilibrada, será um estímulo e tanto para esses bichinhos mais experientes. Eles terão estímulos físicos e mentais durante as aulas, que poderão ser estendidos pelos donos durante a convivência diária com o pet.

É preciso ter em mente que, quando o assunto é adestramento de cães idosos, as palavras-chave são paciência e dedicação! Com carinho e persistência, você não apenas melhorará a convivência com o bichinho, como aumentará a qualidade de vida dele.