NA MÍDIA

Cães que ficam sozinhos em casa

por Equipe de Comunicação
|
|
Compartilhe:

O que fazer para o cão ficar bem quando estiver sozinho? Este é um ponto que aflige muitos tutores: será que o cão fica tranquilo quando está sozinho em casa? Ou será que ele fica latindo e chorando sem parar?

No programa É de Casa, exibido hoje pela Globo, Alexandre Rossi deu dicas justamente sobre isso. O especialista em comportamento animal explicou que os cães são animais sociais, assim como os humanos, e que por isso estar próximo ao grupo (ou seja, a família) é muito importante.

Muitas vezes, quando ele se vê sozinho, sem as pessoas de referência por perto, o cão pode demonstrar reações de desespero, como latir muito, chorar ou uivar. Portanto, a dica para prevenir esses comportamentos e garantir o bem-estar do pet é treiná-lo para que ele entenda que as pessoas voltam!

Ensine o "Fica"

Comece ficando na frente do cão e peça para ele ficar. Espere alguns segundos e recompense com algo que ele goste! Depois, vá se afastando cada vez mais, mas volte sempre que ele acertar, para recompensá-lo. Quando ele estiver mais avançado no treino, você pode começar a pedir um "Fica" e ir para outro cômodo, depois voltar e recompensar. Este treino ajuda a mostrar a ele que as pessoas voltam, mesmo ele não tendo latido ou chorado.

Brinquedos interativos

Outra dica é deixar a casa cheia de atividades para o cão se entreter enquanto estiver sozinho: quanto mais coisas legais para fazer, menos ele adotará comportamentos de ansiedade pela ausência das pessoas que ele gosta.

É importante reforçar que alguns brinquedos podem ser perigosos para os cães, como ossos de galinha, bolinhas escorregadias (podem obstruir a garganta) e brinquedos que soltam linhas compridas. Os melhores brinquedos são aqueles de borracha bem rígida e resistente e de nylon duro.

Atividades físicas

Para o cão ficar mais confortável e tranquilo, investir em atividades físicas, que gastem a energia dele, pode ser outra boa dica. Quanto mais cansado fisicamente o animal estiver, maiores serão as chances de ele relaxar e dormir em casa!

Se você não conseguiu assistir ao programa É de Casa ou quer rever a participação do Alexandre, clique aqui e veja!

Encontre por tipo de Mídia:


SE VOCÊ É UM DONO: FESTEIRO

FESTAS

Mantém a casa sempre movimentada? A melhor saída é buscar cães de companhia, mais tranquilos e menos territorialistas, como o golden retriever, o labrador, o spitz alemão, o maltês, o shih tzu, o west highland white terrier e o lhasa apso.

CÃES

Os nossos amigos de quatro patas estão sempre se comunicando, por meio de linguagem corporal ou vocalização (latidos, uivos).

Crianças e cachorros, uma parceria que dá certo

O tema foi discutido no programa Pet na Pan, apresentado por Alexandre Rossi na rádio Jovem Pan.

Pet na Pan aborda adoção de animais com pelagem escura

Esses pets serão tão carinhosos quanto qualquer outro animal.

Os cuidados com o pet cabem no seu bolso?

Saiba como se organizar para proporcionar saúde e bem-estar para o melhor amigo.

Pet na Pan: Terapia Assistida por Animais e seus benefícios

No programa Pet Na Pan, transmitido pela rádio Jovem Pan no dia 25 de fevereiro, Alexandre Rossi recebeu Rinaldo Digilio, autor do projeto que autoriza a visita de animais em hospitais, e Silvana Prado, fundadora da ONG Patas Therapeutas, que discuti

SE VOCÊ É UM DONO: AVENTUREIRO

AVENTUREIRO

Algumas raças indicadas são o border collie, o beagle, o labrador e o golden retriever.

SE VOCÊ É UM DONO: AGITADO

AGITADO

Vale procurar raças mais independentes, como o akita, o husky siberiano, o chow-chow e o pug.

SE VOCÊ É UM DONO: CARENTE

CARENTE

o labrador, cocker e o yorkshire adoram um cafuné e trocam tudo para deitar nos pés de seus tutores.