O seu cachorro só te obedece se perceber que vai ganhar comida em troca?
Eu recebo muitas mensagens de tutores dizendo que seus cães são “interesseiros”. Mas você já parou para pensar que todos nós fazemos a maioria das coisas para sermos recompensados?
Por exemplo, a maioria de nós trabalha o mês pensando na nossa recompensa, o salário, que podemos chamar de reforço positivo, o que nos motiva a continuar trabalhando. E caso você trabalhe e não receba, em algum momento vai simplesmente para de trabalhar, não é mesmo?!
Pois é, com os pets não é diferente! Os comportamentos desejados ou a obediência são como o “trabalho” deles e nada mais justo que também receberem seu “salário”, não acham?!
Mas engana-se quem pensa que a recompensa necessariamente precisa ser um alimento! No meu método Adestramento Inteligente, podemos usar comida, carinho, atenção, um brinquedo ou qualquer coisa que o pet goste e queira naquele momento.
Então, lembre-se: você não precisa recompensar com petisco toda hora, mas sempre que ele fizer algo que você deseja, recompense-o de alguma forma que ele realmente valorize, assim ele vai aprender mais rápido e repetir mais vezes o comportamento desejado.