Existe uma questão que divide os tutores de gatos entre os que são a favor de deixá-los livres e os que acreditam que isso é muito perigoso.
Em seu livro O Segredo dos Gatos, Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal, dedica um capítulo inteiro a esse assunto. Veja!
Segundo o especialista, o mais importante é refletir sobre os pontos negativos e positivos de cada cenário para tomar a decisão que faz mais sentido para a sua realidade e a do seu gato.
- Em geral, os felinos são animais caçadores e exploradores, portanto, gostam de liberdade. No entanto, esse comportamento pode mudar conforme a personalidade de cada um.
- Um dos motivos que faz os gatos gostarem de sair de casa é a necessidade de defender o território e buscar novos parceiros sexuais. Com a castração, esse comportamento pode diminuir.
- Por mais esperto que o gato seja, ao sair para a rua ele está exposto a muitos perigos, principalmente em cidades grandes. Desde atropelamentos até envenenamentos, ataques de cães e vizinhos incomodados.
Em geral, os felinos são animais caçadores e exploradores, portanto, gostam de liberdade. No entanto, esse comportamento pode mudar conforme a personalidade de cada um.
Um dos motivos que faz os gatos gostarem de sair de casa é a necessidade de defender o território e buscar novos parceiros sexuais. Com a castração, esse comportamento pode diminuir.
Por mais esperto que o gato seja, ao sair para a rua ele está exposto a muitos perigos, principalmente em cidades grandes. Desde atropelamentos até envenenamentos, ataques de cães e vizinhos incomodados.
Depois de considerar os pontos acima e analisar todos os outros nesse post da Cão Cidadão, você pode optar por uma decisão consciente e benéfica para o gatinho.
Caso decida deixá-lo dentro de casa, aposte em maneiras de enriquecer o ambiente dele, tornando-o mais ativo e feliz! Veja algumas dicas de enriquecimento ambiental, clicando aqui.