Alexandre Rossi

Estopinha durante a aula de adestramento, com tapete no chão para absorver o impacto.

Todo mundo sabe que a Estopinha é uma cadelinha super ativa, brincalhona, adora correr, pular, faz isso várias e várias vezes por dia.

Mas ela já não é mais uma jovem (fez 11 anos recentemente) e já há algum tempo apresenta um problema na coluna.

Por isso, eu tomo muito cuidado para que ela possa se divertir do jeito maluco dela, mas com segurança para não causar danos às articulações e coluna (especialmente nesta fase da vida).

Piso liso

Pisos lisos podem ser bem prejudiciais, já que provocam escorregões. Na minha casa, tomo o cuidado de fixar tapetes no chão quando sei que os cães vão ter momentos de correria ou alguns pulos, como acontece durante as aulas de adestramento.

Um superfície mais aderente (como é o caso de tapetes), ajuda a absorver os impactos e, consequentemente, os danos que poderiam surgir para a saúde.

Rampas

Deixar rampas de madeira ou espuma na beira dos sofás e camas é outra providência que ajuda a prevenir eventuais danos para coluna ou articulações quando nossos cães querem subir ou descer.

Existem modelos à venda, mas é possível fazer em casa ou solicitar a um profissional para confeccionar uma sob medida.

Prevenção é importante

Não precisamos esperar que os cães fiquem velhinhos para tomar esses cuidados. Se ao longo da vida pudermos prevenir impactos e escorregões constantes, existe maior probabilidade de que, quando idosos, possam ter mais qualidade de vida neste quesito!