Alexandre Rossi

O comportamento de pular é muito comum nos cães, mas isso pode incomodar bastante, principalmente no caso de animais de porte médio e grande, afinal eles são pesados e podem machucar ou até nos derrubar.

Por isso, hoje separei algumas dicas para diminuir esse problema:

➡ Garanta uma rotina de exercícios físicos e mentais, além de interação com itens de enriquecimento ambiental e momentos de relaxamento.

➡ Evite que o cão consiga encostar as patas em você quando pular. Pra isso, algumas estratégias são pular para trás ou virar de costas, por exemplo. Além disso, é importante que o pet só ganhe atenção quando estiver com as quatro patas no chão. 

➡ Estimule brincadeiras que façam o pet se divertir sem precisar pular em você, como buscar a bolinha ou morder um brinquedo. Interrompa a interação caso ele pule!

➡ Tente chegar em casa de forma calma. O ideal é chegar, falar um “oi” rápido e ir trocar de roupa, tirar o sapato… E só depois dar atenção mais intensa pro pet.

➡ Treine o comando “senta” com o seu cachorro no dia a dia. Depois, peça o comando sempre que for começar uma interação com ele.