PROBLEMAS COMUNS

Você sabe o que é coprofagia?

por Alexandre Rossi
|
2 meses ½ atrás
|
Compartilhe:

Este é um assunto que geralmente deixa muitos donos preocupados. Outros até evitam falar sobre o problema, por vergonha ou nojo. Mas, calma, a coprofagia não é nenhum bicho de sete cabeças! Antes de tudo, é preciso investigar o que faz com que o seu cãozinho tenha interesse em comer as fezes dele ou a de outros animais.

O primeiro passo é checar se a saúde dele está em dia. Procure o veterinário da sua confiança, para descartar problemas na absorção de alimentos, no aparelho digestivo ou uma verminose. Eliminadas essas possibilidades, vamos partir para os aspectos comportamentais do problema.

Bom, os cães podem desenvolver a coprofagia por diversos motivos. Por exemplo, alguns podem fazer por brincadeira, em especial os filhotes, outros para chamarem a atenção dos donos. Pode até funcionar como um pretexto para o cão imitar os humanos, que recolhem as necessidades assim que ele as faz. Por isso, evite limpar as necessidades na frente do pet, pois ele pode pensar que o dono está competindo para ver quem pega o cocô primeiro!

Além de manter o ambiente sempre limpo, é bacana tentar controlar melhor o horário das refeições do bichinho. O cão geralmente faz as necessidades por volta de 30 minutos depois que ele se alimentou, então, você pode ficar de olho e desviar a atenção dele com um petisco ou brinquedo assim que ele fizer o cocô. Aí, é só mudá-lo de ambiente e recolher as fezes. É possível ainda usar um spray para deixar o cocô dele menos “apetitoso”.