GATOS

A MISTERIOSA PERSONALIDADE DOS GATOS

por Alexandre Rossi
|
|
Compartilhe:

A personalidade dos gatos domésticos é algo que encanta. Tanto pelo seu ar selvagem quanto pela postura elegante, esses animais definitivamente ganham cada vez mais fãs.

Os gatos são criaturas fascinantes, que com suas características como espécie - hábeis caçadores, escaladores, além da imensa curiosidade e persistência - já foram eternizados em nossas memórias através de personagens como o Gato Félix, Garfield e o Tom, todos com características bem próprias, mas muito comuns a todos os bichanos.

Mas, o que determina os comportamentos de gatos domésticos, afinal?


Independência é uma das características dos gatos. Trata-se de um traço herdado dos felinos selvagens, caçadores natos, mas solitários.

Diferentemente dos cães, cuja característica é viver em grupo, os felinos são animais solitários, carnívoros estritos, que utilizam estratégias de caça para predar animais geralmente menores do que eles. Assim, estar em um grupo poderia até atrapalhar uma caçada por emboscada, por exemplo.  

Falando em emboscada, aqui podemos lembrar de mais um atributo inerente aos bichanos, e que todo dono de gato percebe: aquela mania divertida deles ficarem escondidos e, quando uma pessoa ou outro animal passa, eles pulam e saem correndo! Trata-se de uma brincadeira de caça, justamente herdada dos ancestrais selvagens.

De qualquer maneira, mesmo considerando as características dos felinos como espécie, sabe-se que o temperamento individual é uma combinação de vários fatores, como genética, experiências com a mãe e os irmãozinhos de ninhada, o ambiente onde viveram e, ao longo da vida, até as formas de interação com o próprio dono. Todos esses são fatores capazes de moldar vários comportamentos dos gatos quando adultos.

Há uma grande possibilidade dos gatos mais amáveis, dóceis e sociáveis transmitirem esse temperamento tranquilo para a sua ninhada. Por isso, para quem quer adotar ou adquirir um gatinho, é interessante saber como são os pais para avaliar como tende a ser o temperamento do filhote.


Gato é para mim?

Independentemente do temperamento individual de cada gato, é importante que as pessoas respeitem a natureza desses indivíduos tão inteligentes e únicos. Gatos e cães são completamente diferentes. Se você possui os dois tipos de pet em casa, com certeza já deve ter notado as diferenças entre eles. Mas aí é que está a graça: entender, observar e curtir cada um, de acordo com suas qualidades individuais, é sempre muito divertido!

Se estiver em dúvida sobre como são os gatos, ou como é conviver com um bichano, bem como os cuidados que ele necessita para viver com qualidade com a família humana, consulte um especialista em comportamento animal, que certamente lhe ajudará a esclarecer esses questionamentos.