GATOS

Qual a melhor areia para os gatos?

por Alexandre Rossi
|
|
Compartilhe:

Sabemos que um comportamento natural dos gatos é enterrar seus excrementos. Não é preciso treino nem se preocupar muito: basta providenciar um local com uma boa quantidade de um substrato onde eles possam cheirar, cavar, fazer as necessidades e enterrá-las e pronto: está resolvida a questão do banheiro!

Atualmente, são inúmeras as opções de substratos disponíveis para venda e que podem ser usadas nas caixas de areia. Há opções à base de argila, sílica, madeira. Areias com grãos maiores, mais finos, que formam torrões e outras, nem tanto.   

Diante de tantas opções nas prateleiras, muitos tutores se questionam: qual seria a melhor areia para utilizar com o gato? Existe alguma que seria mais adequada?

A resposta para essa pergunta é uma só: quem escolhe é o gato! Isso mesmo! Devemos dar a eles o direito de nos “dizerem” qual substrato preferem.

E a maneira de fazer isto é disponibilizar alguns tipos de substrato, ao mesmo tempo, para observar qual é o mais utilizado. Por exemplo: colocar quatro caixas de areia próximas uma da outra, cada uma com um tipo de substrato diferente. Deixar durante um período de tempo razoável (pode ser até que se tenha que trocar a totalidade do substrato e lavar as caixas) e observar no dia a dia qual é a mais utilizada pelo felino.

Em casa, efetuei este teste com a minha gatinha Miah e ela demonstrou preferência pela PipiCat Ultra Dry, que forma torrões firmes e os grãos não grudam nas patinhas dela.

Portanto, para quem quiser saber qual o tipo de substrato é o preferido pelo gato da casa, dê a ele a opção de escolha! Ele não vai deixar margem para dúvidas, podem ter certeza!